Duvidas frequentes


Bovinos

Certificação / Rigor de produção
A certificação de qualidade é feita animal a animal, por uma entidade independente, nomeada pela Direcção Geral de Desenvolvimento Rural. Este enquadramento legal e a fiscalização e certificação externa, conjugados com o acompanhamento de técnicos próprios em coordenação com o corpo Veterinário da ADS (Agrupamento de Sanidade, do Ministério da Agricultura), o que garante o sistema natural de produção, que caracteriza uma região e um produto único no Mundo (Reg. CEE 2082/92), reconhecido também pelo Despacho Nº138/96.

Confiança no produto? Doenças? Vacas Loucas?
Todo o nosso gado está controlado veterináriamente, tendo a certificação de sanidade de L4, B4. Significa que estão em grau 4, o mais alto, ou seja, totalmente livres de brucelose ou leucose (o grau 1 significa que estão doentes). Circulando livremente no pasto, são mais resistentes às doenças que o gado estabulado sofre. A alimentação é totalmente natural, através não só dos nossos padrões, como dos sugeridos pela Associação de Produtores que estamos inseridos. Isto significa que o risco de BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina) (doença das vacas loucas) é completamente nulo.

Pesos, idades e designações de abate
O nosso gado é abatido em quatro estágios diferentes:
Vitelo Tradicional do Montado, 300 Kgs,
Vitelão Tradicional do Montado, 450 Kgs,
Novilho Tradicional do Montado, 600 Kgs,
Vitela Tradicional do Montado, cerca de 200 Kgs
O nosso gado é abatido com uma idade compreendida entre um e dois anos de idade, conforme o produto desejado.

Onde é que posso comprar carne da Quinta de Santa Clara?
Abatemos através da ACOMOR, Agrupamento de Produtores de Montemor-o-Novo e da MontadoAlentejano e Tradição, S.A. Estas, vendem os nossos produtos a Restaurantes seleccionados e algumas superfícies comerciais, tanto pequenas como grandes. Os produtos estão sempre identificados com os selos de Qualidade e da Associação que está a vender o produto.
Estes produtos podem também ser comprados através das Lojas da ACOMOR (www.acomor.pt)





Porco Preto

Certificação / Rigor de produção
A certificação do produto é feita de acordo com as normas exigidas pelo que esta regulamentado para que a carne seja denominada de DOP (Denominação de Origem Protegida), isto é, existe uma comissão privada nomeada pela Direcção Geral de Desenvolvimento Rural, que é um conjunto de técnicos próprios em coordenação com o corpo Veterinário da ADS (Agrupamento de Sanidade, do Ministério da Agricultura), que garante o sistema natural de produção.

Confiança no produto? Doenças?
O porco preto é um animal muito rústico e criado em regime extensivo que faz com este seja muito mais resistente às doença dos suínos, em que a mais perigosa é a peste suína que está erradicada no nosso pais. O controlo sanitário é feito pelo corpo veterinário da ADS (Agrupamento de Sanidade, do Ministério da Agricultura), que estamos associados.
A alimentação destes é completamente natural, feita do modo mais tradicional

Pesos, idades de abate?
Os animais são abatidos depois da época de montanheira com cerca de 115-130Kgs com a idade de 12-14 meses, quando se destina ao fabrico de enchidos tradicionais. Quando a carne é para consumo em fresco os animais são abatidos com cerca de 90 Kg de peso vivo.


Lenha

Entrega/ Tipo e tamanho de corte
Existem diversas formas de entrega da lenha, no que diz respeito ao tipo e tamanho de corte, quantidade, entre outros. A entrega também pode ser feita ao domicilio, tendo que ser acordado o peso, e o tamanho do corte. Todo o tipo de lenha pode também ser vendido em bruto.









Quinta de Santa Clara
Boavista · 7800-720 BEJA
Telef. 284 361 002 · Fax 284 361 069
Email: info@quintasantaclara.com
Copyright © 2003


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Criado e Mantido por
Megasites